O Sequestro do Trem
As Aventuras de Orchard

Na manhã de 29 de abril de 1899, pouco mais de um mês depois de ter começado a trabalhar na mina, Orchard acordou às seis horas da manhã e dirigiu-se, como de costume, ao local onde tomava seu desjejum. Foi quando ficou sabendo que naquele dia não haveria trabalho em nenhuma das minas de Burke e que uma reunião estava marcada para as sete da manhã do salão do sindicato, à qual todos deveriam participar.

O salão estava lotado e na reunião foi dito que o sindicato havia decidido mobilizar os trabalhadores para explodirem o moinho da Bunker Hill Mining, de Wardner, naquele mesmo dia. Tudo já estava planejado, inclusive o sequestro do trem da Northern Pacific que seria o usado para levá-los até lá.

O trem foi tomado por um grupo de mineiros, a maioria com o rosto coberto por máscaras improvisadas e armados com rifles. Nem todos os mineiros estavam dispostos a participar de tal ato, mas o poder de coação dos líderes não deixou a eles outra opção. Todos foram orientados a usarem um pano branco amarrado no braço para que pudessem identificar quem fazia parte do grupo.

Às oito horas da manhã, quando o trem saiu de Burke, os fios dos telégrafos já haviam sido cortados. A influência do grupo sobre as pessoas envolvidas foi tal que os mineiros reagiam tão naturalmente como se estivessem indo para uma excursão e não para participar de um ato terrorista. Em cada parada mais mineiros armados entravam no trem, sendo que em Frisco o mesmo foi carregado com dezenas de caixas de explosivos. Ao todo quase mil homens foram transportados pelo trem que, durante aquele dia, recebeu o apelido de “expresso dinamite”.

Em Wallace, além dos mineiros que estavam esperando, subiu no trem um xerife acompanhado por outros “homens da lei”. Durante a viagem para Wardner ele aconselhou os homens sobre como fazer o que pretendiam sem terem maiores problemas. Houve até uma encenação em Wardner onde o xerife, mesmo sendo “parte da turma”, desceu antes dos demais fingindo tentar dispersar os homens e mandando que voltassem para casa. Tudo não passava de um blefe e alguns nem puderam conter o riso durante a farsa.

Ainda em Wallace o trem entrou sem permissão nos trilhos da Oregon Railroad & Navigation. Imagine a insanidade: Um trem invasor carregado com cerca de mil pessoas e três mil libras de explosivos, correndo por trilhos nos quais poderia se chocar com outro a qualquer momento.

Receba periodicamente publicações como esta em seu WhatsApp
enviando uma mensagem para

+55 (19) 9 9604-3638
(o número não recebe chamadas, apenas mensagens).


Texto extraído do livro
As Aventuras de Orchard
da Editora Luzes da Alvorada.
Contato / Pedidos