Certificados

          Para imprimir e preencher os certificados os passos a serem seguidos são:

          1.   Escolha o modelo de certificado mais adequado à sua necessidade (use os links abaixo para visualizá-los). O modelo sem linhas deve ser preenchido usando-se a impressora do computador, mas pode ser preenchido também com máquina de escrever. Requer, em alguns casos, um pouco mais de paciência para centralizar as letras, mas fica bem mais bonito usando-se a impressora. O modelo com linhas destina-se ao preenchimento manual. É recomendável apenas em casos nos quais seja encontrada dificuldade para o preenchimento com a impressora, desde que haja disponível uma pessoa com boa caligrafia para preencher.

          2.   Escolhido o modelo, o próximo passo é imprimir todos os certificados a serem preenchidos e entregues. Em algumas papelarias podem ser encontrados tipos especiais de papel que podem ser melhores para se imprimir certificados. Não se esqueça de configurar a impressora para o formato de papel A4 antes de imprimir e, preferencialmente, com a melhor resolução (qualidade de impressão).

          Acesse os certificados através dos links abaixo.

Certificado sem linha - para preencher com a impressora do computador.

Certificado com linha - para preencher à mão.


          3.   Impressos os certificados, é hora de preenchê-los. Caso tenha optado pelo modelo com linhas, é hora de pegar a caneta e caprichar na letra; caso tenha optado pelo modelo sem linhas, o procedimento para preencher é o seguinte:

a)   Clique no link abaixo e abra o arquivo contendo o modelo para preenchimento dos certificados; é um arquivo em formato doc.

Modelo para preenchimento dos certificados


b)   Configure a impressora novamente, se necessário, para o formato de papel A4. Mesmo tendo-a configurado anteriormente, ao imprimir os certificados, o programa usado agora para preencher é outro e a configuração pode estar alterada; por isto é bom conferir. Um erro de configuração, tanto para imprimir quanto para preencher, poderá tirar os certificados ou as letras com os dados do preenchimento fora de centro.

c)   Imprima uma folha de preenchimento só para teste, para ver se as letras estão centralizadas. Use para isto uma folha branca comum, do mesmo tamanho dos certificados.

d)   Para conferir a posição das letras, coloque a folha impressa exatamente sobre um certificado, e posicione-os juntos contra uma luz forte, de modo que você possa ver as letras através das folhas e conferir se estão na posição correta.

e)   Caso alguma das linhas esteja muito alta ou muito baixa em relação à sua posição correta no certificado, vá corrigindo-as uma a uma, de cima para baixo, da seguinte maneira: Selecione uma das linhas em branco acima da que deseja corrigir e mude o tamanho da fonte da mesma, aumentando-a ou diminuindo-a; isto fará com que a linha escrita logo abaixo seja empurrada para cima ou para baixo. A maioria dos programas editores de texto, como o Word, aceita que você mude a fonte também para tamanhos fora do padrão normal, como 13, 17, 23 e outros, o que permite selecionar um tamanho exato de fonte que posicione o preenchimento da forma correta. Faça testes de acordo com a necessidade, começando com números próximos ao encontrado no tamanho original da fonte no local a ser corrigido. Será preciso um pouco de paciência para corrigir tudo, mas o resultado compensa.

f)   Estando tudo certo, o próximo passo será imprimir o preenchimento dos certificados. Para isto é só clicar em cada linha do modelo e escrever em seu lugar os dados necessários para o preenchimento. Feito isto, é só imprimir o primeiro, desta vez na folha do certificado.

g)   Para imprimir os demais é só trocar o nome da pessoa no modelo e em seguida imprimi-los um a um.

          4. A última coisa a ser feita é levar os certificados para serem assinados pelo(a) diretor(a) do Ministério da Música da igreja local, pelo ancião da igreja e pelo pastor.

          Os certificados poderão ser entregues em uma programação especial posterior ao seminário, num programa JA ou até mesmo num culto de sábado, de acordo com a decisão da direção da igreja. No caso de uma programação especial, a mesma poderia ser montada especialmente para a entrega dos certificados e ser ao mesmo tempo um programa musical. Seria uma ótima oportunidade para os cantores da igreja colocarem em prática o que foi aprendido no seminário e demostrarem seu apoio às "Normas da Igreja Local com Relação à Música" que, se o roteiro tiver sido seguido à risca, deverão ter sido aprovadas pela igreja no último programa do seminário.