Corais e Conjuntos Mistos
Formar ou ensaiar um já não é tão difícil quanto possa parecer

          Formar um coral ou conjunto misto já não é tão difícil quanto possa parecer quando se tem os recursos ou os materiais certos para isso. Hoje já não é preciso nem ao menos conhecer música para se formar um conjunto misto, desde que as pessoas usem kits de ensaios. Já no caso dos corais, caso o dirigente não conheça música, não será possível ter um regente comandando o grupo durante a apresentação, o que não impediria um coral bem ensaiado de se apresentar, cantando com um play-back, mesmo sem ter alguém regendo. Os kits de ensaios serão úteis também nesses casos: Com o sem regente, um coral pode ser formado e ensaiar mesmo sem a direção de um maestro.


Vocês sabem o que é um kit de ensaios?

          Cliquem no link abaixo e saibam mais sobre essa importante ferramenta, muito útil para quem quer formar um coral ou conjunto misto, assim como para quem já dirige ou ensaia um grupo assim (até mesmo um quarteto misto, formado por 2 homens e 2 mulheres) e quer ter um melhor aproveitamento dos seus ensaios, obtendo resultados mais rápidos e apresentações de melhor qualidade.

Saibam mais sobre os kits de ensaios clicando aqui

          Nesta página colocamos um kit para Ensaio Virtual. Chamamos de ensaio virtual por ser via internet, mas é um ensaio real e eficiente; um ensaio de verdade!

          Clicando abaixo, nos links, vocês ouvirão cada uma das vozes que devem ser cantadas por um coral ou conjunto misto, gravadas separadamente. Se vocês já sabem que voz cantam, é só clicarem no links correspondentes e começarem a ensaiar; se ainda não sabem, cliquem no link logo abaixo e descubram que voz vocês cantam.

Para fazerem um teste de voz agora mesmo, cliquem aqui

Para começarem a aprender música no site, cliquem aqui

          Antes de começarem a ensaiar, porém, vocês devem fazer o download da partitura, para poderem acompanhar a letra e, se tiverem alguma noção de música (ou ainda se conhecerem música pra valer) poderem acompanhar as notas musicais. O arquivo da partitura está em formato pdf.

Cliquem aqui para fazer o download da partitura e imprimir

          Caso algum de vocês não se sinta muito à vontade com a partitura e prefira, por enquanto, ler apenas a letra, cliquem abaixo e imprimam apenas a letra do hino a ser ensaiado.

Cliquem aqui para fazer o download da letra e imprimir

          Se já sabem que voz cantam e já têm a partitura ou a letra nas mãos podem prosseguir: é só clicar nos links abaixo e aprenderem com cada gravação que voz devem cantar. Importante: não fiquem ouvindo ou aprendendo também a voz cantada pelos colegas, pois, se decorarem outras vozes ou mesmo trechos delas, certamente vão acabar errando a própria voz e estragando tudo. Decorem apenas a própria voz, ou podem "misturar" tudo na hora de cantar e provocar um tremendo "desastre". Aprender o errado é mais fácil do que aprender o certo e esquecer o errado é muito difícil. Portanto, muito cuidado!

          No presente caso estamos trazendo até vocês um kit que foi produzido, desde o início do projeto, para ser apenas um kit de ensaios, não para dar origem também a um CD convencional (normal) para ser apenas ouvido. Sendo assim, não existe uma gravação contendo as 4 vozes juntas. É importante observar que, no kit que vamos usar, cada uma das 4 vozes foi gravada pelo mesmo professor, o qual gravou tanto o material para o ensaio dos homens quanto o destinado às mulheres. Para as mulheres será como se estivessem ouvindo o maestro do coral cantando para elas aprenderem as suas vozes.


Para as vozes femininas

Para ensaiar a voz do Soprano, cliquem aqui

Para ensaiar a voz do Contralto, cliquem aqui


Para as vozes masculinas

Para ensaiar a voz do Tenor, cliquem aqui

Para ensaiar a voz do Baixo, cliquem aqui

          Não esperem decorar tudo muito rapidamente, pois não é assim que as coisas funcionam. Ensaiem bastante, bastante, bastante mesmo! Se possível, usem um gravador comum, de fita k7, para gravarem a própria voz cantando e poderem comparar com a gravação de ensaio, para ver onde podem estar errando ainda e o que pode ser melhorado. Isso é muito importante, até mesmo para melhorar a pronúncia das palavras.

          Pode ser interessante se, depois de terem ensaiado bastante, forem juntando as vozes aos poucos: Os sopranos cantando só com os contraltos, por exemplo, cada um na sua voz para verem se não "se perdem"... Podem, depois, juntar vozes diferente, por exemplo: só os contraltos e os baixos ou só os sopranos e os tenores... Depois juntem uma terceira voz e assim por diante.

          Quando tiverem certeza de que decoraram bem, cada um a sua própria voz, cliquem no link abaixo e usem o Play-Back. Agora é só cantar!

Cliquem aqui para cantarem com o Play-Back

          Leiam também o artigo:

          Outras formações de quartetos e trios