Quartetos e Conjuntos Masculinos
Para saberem algo mais sobre quartetos e conjuntos femininos cliquem aqui
Formar ou ensaiar um quarteto ou conjuntos masculino já não é tão difícil quanto possa parecer

          Formar um quarteto não é nenhum "bicho de sete cabeças" quando se tem os recursos ou os materiais certos para isso. Hoje já não é preciso nem ao menos conhecer música para se formar um quarteto ou conjunto masculino, desde que as pessoas usem kits de ensaios.

Vocês sabem o que é um kit de ensaios?

          Cliquem no link abaixo e saibam mais sobre essa importante ferramenta, muito útil para quem quer formar um quarteto ou conjunto masculino, assim como para quem já canta em quarteto e apenas quer ter um melhor aproveitamento dos seus ensaios, obtendo resultados mais rápidos e apresentações de melhor qualidade.

Saibam mais sobre os kits de ensaios clicando aqui

          Nesta página colocamos um kit para Ensaio Virtual. Chamamos de ensaio virtual por ser via internet, mas é um ensaio real e eficiente; um ensaio de verdade!

          Clicando abaixo, nos links, vocês ouvirão cada uma das vozes de um quarteto, gravada separadamente. Se vocês já sabem que voz cantam, é só clicarem no links correspondentes e começarem a ensaiar; se ainda não sabem, cliquem no link logo abaixo e descubram que voz vocês cantam.

Para fazerem um teste de voz agora mesmo, cliquem aqui

          Embora não seja necessário conhecer música para ensaiar com um kit de ensaios, não se deve desperdiçar a oportunidade de se aprender tudo aquilo que possa ser útil para as atividades da igreja. Caso desejem aprender música, nosso site poderá ajudá-los a começar. É só clicarem no link abaixo.

Para começarem a aprender música, cliquem aqui

          Antes de começarem a ensaiar, porém, vocês devem fazer o download da partitura, para poderem acompanhar a letra e, se tiverem alguma noção de música (ou ainda se conhecerem música pra valer) poderem acompanhar as notas musicais. O arquivo da partitura está em formato pdf.

Cliquem aqui para fazer o download da partitura e imprimir

          Caso algum de vocês não se sinta muito à vontade com a partitura e prefira, por enquanto, ler apenas a letra, cliquem abaixo e imprimam apenas a letra do hino a ser ensaiado.

Cliquem aqui para fazer o download da letra e imprimir

          Se já sabem que voz cantam e já têm a partitura ou a letra nas mãos podem prosseguir: é só clicar nos links abaixo e aprenderem com cada gravação que voz devem cantar. Importante: não fiquem ouvindo ou aprendendo também a voz cantada pelos colegas, pois, se decorarem outras vozes ou mesmo trechos delas, certamente vão acabar errando a própria voz e estragando tudo. Decorem apenas a própria voz, ou podem "misturar" tudo na hora de cantar e provocar um tremendo "desastre". Aprender o errado é mais fácil do que aprender o certo e esquecer o errado é muito difícil. Portanto, muito cuidado!

Para ensaiar a voz do Primeiro Tenor, cliquem aqui

Para ensaiar a voz do Segundo Tenor, cliquem aqui

Para ensaiar a voz do Barítono, cliquem aqui

Para ensaiar a voz do Baixo, cliquem aqui

          Nem todos os kits de ensaios trazem uma gravação contendo as 4 vozes juntas, ou, no nosso caso, o quarteto completo. Isso só acontece quando o kit teve sua origem juntamente com uma gravação de quarteto, conjunto ou coral. Quando é esse o caso, será possivel ouvir também o resultado, ou seja, a harmonia das 4 vozes juntas. No caso do hino que estão ensaiando, vocês poderão ouvir o quarteto, ou as 4 vozes juntas. É só clicar no link abaixo.

As quatro vozes juntas (quarteto)

          Não esperem decorar tudo muito rapidamente, pois não é assim que as coisas funcionam. Ensaiem bastante, bastante, bastante mesmo! Se possível, usem um gravador comum, de fita k7, para gravarem a própria voz cantando e poderem comparar com a gravação de ensaio, para ver onde podem estar errando ainda e o que pode ser melhorado. Isso é muito importante, até mesmo para melhorar a pronúncia das palavras.

          Pode ser interessante se, depois de terem ensaiado bastante, forem juntando as vozes aos poucos: O primeiro tenor cantando só com o segundo, por exemplo, cada um na sua voz para verem se não "se perdem"... Podem, depois, juntar vozes diferente, por exemplo: só o segundo tenor e o baixo ou só o primeiro tenor e o barítono... Depois juntem uma terceira voz e assim por diante.

          Quando tiverem certeza de que decoraram bem, cada um a sua própria voz, cliquem no link abaixo e usem o Play-Back. Agora é só cantar!

Cliquem aqui para cantarem com o Play-Back

Para saberem algo mais sobre quartetos e conjuntos femininos cliquem aqui

          Leiam também o artigo:

          Outras formações de quartetos e trios